Lar Anália Franco Rio de Janeiro

  • Facebook
  • Instagram
botao zap.png

Clique e Envie

uma mensagem

por WhatsApp

agora mesmo

Av. Marechal Rondon, 875 - Rocha

Rio de Janeiro - RJ - CEP. 20.950-005

(21) 2281.1000  |  (21) 2241.6557

(21) 98102.0687 (Também WhatsApp)

Email:  lafrj1922@yahoo.com.br

Quem Somos

O Lar Anália Franco é uma Instituição privada, filantrópica, certificada como de utilidade pública, fundada em 22 de outubro de 1922, dedicada à assistência social, fundamentada nos princípios cristãos e espíritas inspirados na obra de Anália Franco. Atualmente dedica-se a programas de fortalecimento de vínculos de famílias em estado de vulnerabilidade ou risco social e de atividades socioeducativas para crianças e adolescentes. Atende diariamente 80 meninas com idade acima de 2 anos em regime de creche e semi-internato, além de apoiar suas famílias.

 
 

Missão

Desenvolver atividades sócio assistenciais com foco em famílias, crianças e adolescentes, desempenhando papel histórico de educador social, convergindo esforços no campo da assistência social e no da socioeducação.

História do Lar Anália Franco

Anália Emília Franco Bastos, conhecida simplesmente como Anália Franco, nasceu no Estado do Rio de Janeiro em 1853 e desencarnou em 1919, em São Paulo, após ter fundado 71 escolas e 23 orfanatos. Três  anos depois, seu marido, Francisco Bastos, fundou em 22 de outubro de 1922, o Asilo de Órfãos Anália Franco - Hoje Lar Anália Franco - no Rio de Janeiro, Estado natal da Benfeitora, atendendo a um desejo da mesma.

Bastos traz consigo as meninas adotadas formalmente por ele e Anália em São Paulo, as quais foram retiradas da “Roda”, e que têm o sobrenome Bastos. Foram dias difíceis no início pelos escassos recursos materiais, mas, com a ajuda de fiéis amigos, adquire uma casa na Rua Figueira 65, no bairro do Rocha na cidade do Rio de Janeiro, hoje Av. Marechal. Rondon, 875.

 

O estimado Fundador foi sucedido por zelosos benfeitores à frente da Instituição, entre eles, Agenor Diogo da Silva, que ali esteve por quase três décadas tendo deixado como legado, entre outros benefícios, a ampliação da casa, a criação da creche e a constituição de um grupo espírita, hoje Centro Espírita Anália Franco.

 

Em 2020 o Lar completa 98 anos e necessita de maior participação de colaboradores e associados contribuintes, uma vez que a casa não conta com apoio material por parte do poder público e sobrevive exclusivamente com recursos provenientes de doações.

O Fundador do Lar Anália Franco Rio de Janeiro, Francisco Bastos, viúvo de Anália Franco - 1924

Crianças na escada do Lar Anália Franco - 1924

Agenor Diogo da Silva,  benfeitor do Lar por 30 anos

 

Visão

A integração social de famílias tem supremacia nos programas do Lar e a ampla convivência com crianças e adolescentes enseja que a eles seja assegurada boa formação individual a constituir-se em vetor de harmonia doméstica.

 

Valores

Objetivos norteados pelos princípios de formação cristã, convívio com desigualdades, retidão de caráter, participação e solidariedade, respeito e cidadania, justiça e verdade. Virtudes disseminadas às crianças, adolescentes e famílias.